
Residências artísticas
No momento não estamos com chamadas abertas para residências.
Confira abaixo um pouco da última Residência Fotográfica realizada!
RESIDÊNCIA COMPOSIÇÃO, LUZ E CRIAÇÃO
09 a 11 de dezembro de 2024
Fotógrafo mestre: Fernando Bueno
Residentes: Zé Paiva e Julia Perosa
ZÉ PAIVA
Natural de Porto Alegre, Zé Paiva trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e norte da África, em 1983. Em 1984 mudou-se para Florianópolis onde abriu seu estúdio. Por 20 anos desenvolveu trabalhos de fotografia publicitária e industrial. Em paralelo manteve um trabalho fotográfico autoral, exibido em diversas exposições. Em 1993 estudou no International Center of Photography, em Nova Iorque. Desde 2004 dedica seu tempo à fotografia autoral, expedições fotográficas e oficinas.
Realizou exposições em várias cidades do Brasil , entre elas o projeto “Bichos do Sul”, que foi visto por mais de 70 mil pessoas. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, em 2002. Em 2009 foi selecionado para a coleção Pirelli MASP de fotografia. Em 2010 foi finalista do Prêmio Conrado Wessel na categoria ensaio fotográfico. Em 2012 recebeu o Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE com o projeto “Iluminados, personagens da Ilha de Santa Catarina.






JULIA PEROSA
Natural de Joaçaba, no interior de Santa Catarina, Julia se considera uma artista múltipla. É atriz, fotógrafa, educadora, roteirista, apresentadora de podcast, entusiasta da comunicação nas mídias sociais, militante nas questões ambientais e de gênero atuando junto às mulheres camponesas.
Possui formação em História e em Fotografia e cursa graduação em Artes Visuais. Atua profissionalmente com fotografia desde 2017 e participa do coletivo de artistas da Casa Vermelha (desde 2015) e do NEFA (desde 2020).



