Acompanhe as atividades da Residência Fotográfica
- Crislaine Araujo
- 11 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de ago. de 2025

Zé Paiva em saída fotográfica ao amanhecer
Residência com atividades teóricas e práticas é comandada pelo fotógrafo Fernando Bueno
O terceiro e último dia da Residência Fotográfica é marcado por atividades, saída fotográfica e edição dos resultados entre os participantes Zé Paiva, Julia Perosa e Paulo Araújo, na companhia de Fernando Bueno.
Uma saída fotográfica foi realizada antes do amanhecer. O objetivo era a captação fotográfica para estudos sobre luz criação e composição, levando-se em conta a paisagem natural que cerca o Morro do Cedro, na Enseada de Brito.

Fernando Bueno

Julia Perosa
Ao longo dos três dias as atividades contaram com momentos descontraídos e com exercícios práticos onde os fotográfos puderem traduzir com seu olhar a comunidade e paisagem cultural local, a natureza que cerca a Enseada de Brito, o micro e macro universos de criação, além de interagir com moradores da região.

Zé Paiva, Fernando Bueno e Julia Perosa.
As obras produzidas nesses dias passarão por uma curadoria e as que forem selecionadas farão parte da coleção do Projeto Enseada das Artes que tem como principal objetivo a promoção do destino com a respectiva valorização da cultura local.
Fotografias produzidas durante a Residência Fotográfica
A residência também foi marcada por momentos de conexão com o anfitrião e artista Dão, que, com sua hospitalidade e sensibilidade, recebeu e hospedou os fotógrafos em seu espaço inspirador, transformando cada encontro em uma experiência única.

Dão e o fotógrafo Zé Paiva

Julia Perosa fotografando o artista Dão

Julia e Zé Paiva trocando experiências durante a Residência

Zé Paiva em interação com pescador da região

Almoço oferecido pelo Dão durante a Residência


Saída fotográfica ao amanhecer
Na próxima quinta, a Oficina Um Novo Olhar será a segunda atividade da Jornada, com 20 participantes de todas as áreas vindos de Palhoça, Florianópolis e adjacências, com interesse em aprimorar suas imagens para uso profissional ou lazer buscando apreender a desenvolver melhor a percepção da luz no processo de criação da imagem.
A Jornada Fotográfica encerra na sexta, dia 13 de dezembro com o Passeio Fotográfico, cuja inscrição ainda pode ser feita através do link:
Mais informações sobre o Passeio:
A quem se destina: A todos os interessados a desenvolver um olhar criativo de como a Natureza se mostra e conseguir passar fazer uma boa imagem com seu celular.
Esta caminhada terá seu trajeto iniciando na Casa da Cultura Açoriana.
As imagens obtidas poderão ser selecionadas e enviadas posteriormente para a Enseada das Artes e se selecionadas poderão vir a ser utilizadas nos projetos culturais.



















Comentários