Café Açoriano e Mostra Virtual encerram Jornada Fotográfica 2024
- Crislaine Araujo
- 15 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Após uma semana intensa dedicada a novos olhares sobre a Enseada de Brito, evento marca encerramento da Jornada Fotográfica
Desde a última segunda-feira, 9 de dezembro, a Jornada Fotográfica 2024 vem inspirando encontros, olhares e conexões. Neste domingo, o evento se despede reunindo participantes, comunidade, entidades, autoridades e profissionais que deram vida às atividades.
Entre os presentes, estavam Fernando Bueno, fotógrafo e mestre da Jornada, reconhecido por editar mais de 20 livros sobre lugares e acontecimentos históricos do Brasil; João Dias (Dão), anfitrião que abriu seu espaço e sua criatividade para acolher e contribuir com os momentos vividos, e que há mais de 32 anos se dedica a trabalhos artísticos e culturais; Marcelo Silveira, importante lider comunitário da Enseada de Brito; e Márcio Carvalho, arquiteto e um dos idealizadores da Jornada Fotográfica.

Marcelo Silveira, Dão e Márcio Carvalho
Como forma de sintetizar a produção da semana e oferecer um panorama amplo sobre os olhares capturados, foi realizada uma mostra virtual com os materiais entregues pelos participantes nas três atividades propostas: Residência Fotográfica, Oficina Um Outro Olhar e Passeio Fotográfico.
O fotógrafo Fernando Bueno, que conduziu as atividades, destacou a importância de cultivar um olhar sensível para o que vemos todos os dias e ressaltou como a fotografia pode contribuir para essa percepção. Ele também exaltou a diversidade dos participantes, bem como o interesse e o envolvimento de toda a comunidade nas ações realizadas que valorizam as belezas naturais, cultura e história da Enseada de Brito.

Fernando Bueno conduzindo amostra do trabalho realizado

Público atento durante a Mostra Virtual

Após a apresentação da Mostra Virtual por Fernando Bueno, o encontro se encaminhou para uma agradável confraternização, embalada por um saboroso Café Açoriano preparado por Dão. Os presentes puderam saborear uma variedade de quitutes, como pão caseiro com queijo colonial e nata, rosca, biju, cuca de banana, empadão de frango, tortas salgadas, bolo de milho verde, café e sucos, entre outras delícias cuidadosamente elaboradas por Dão e sua equipe.

Detalhe do Café Açoriano

Família de João Dias Dão no Café Açoriano
Confira na galeria abaixo mais fotos do evento.
A Jornada Fotográfica da Enseada das Artes contou com o apoio da Casa da Cultura Açoriana, do Atelier João Dias, da Prefeitura de Palhoça, e da Casa da Cultura Açoriana de Palhoça, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, além do apoio da Smart Arquitetura.





























Comentários